quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Novo Hamburgo na Direção da Despoluição Visual


Novo Hamburgo na Direção da Despoluição Visual

Em Audiência Pública sobre a Utilização de Veículos Publicitários na Paisagem Urbana realizada em Novo Hamburgo nesta segunda feira as 19:00h no Salão de Atos do Centro Administrativo Centro Administrativo Leopoldo Petry reuniram integrantes das empresas de publicidade, comércio, arquitetos, engenheiros, associação cultural , ambientalistas além dos representantes dos poderes; executivo e legislativo da cidade.

O evento é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do RS.

A referência mais importante sobre a regulamentação da propaganda na paisagem urbana foram as promovidas pela cidade de São Paulo em que transformou a capital paulista, valorizando a arquitetura e humanizando a cidade. Aqui no RS Novo Hamburgo por ser uma das principais cidades de nosso estado, pode se tornar uma referência em política de despoluição visual e de valorização da cidade. Com isso desencadeando um efeito cascata positivo influenciando outras cidades do RS.

Durante a audiência manifestei meu ponto de vista, sou publicitário, ambientalista membro dos Verdes do RS.

Apesar de estar entre a cruz e a espada, já venho me preparando, pois participo de feiras do seguimento publicitário a vários anos em SP. Acompanhei de perto a transformação da capital paulista e também os efeitos do seguimento diretamente atingido. (todos que trabalham com mídia externa ) . No início foi uma manifestação forte dos publicitários e Cia. Em uma ocasião teve até um dos descontentes tentou agredir o prefeito de SP Gilberto Kassab. Mas tudo tomou rumo, os painéis tiveram que seguir uma proporcionalidade em relação ao prédio, mesmos os grandes bancos e multinacionais tiveram que se adaptar a legislação com isso a cidade que estava escondida apareceu para os paulistas. Ao perguntar para uma taxista sua opinião ele me respondeu – Sabe não tem mais aquela foto da Gisele que servia como referência para chegar a um ponto da cidade.

Na feira deste ano falei com uma empresária que produz mídia externa no de Rio de Janeiro e ela me falou que as impressoras de grandes formatos de SP migraram para Rio.

A última avaliação que obtive do setor em SP é que a mídia impressa, como jornais e revistas ganharam mais espaços no mercado.Além é claro da indispensável internet.

A redução dos impressos em lonas, com certeza reduziu significativamente a produção de lixo, pois estas lonas duram no máximo 2 anos isso se ficarem em uma posição geográfica favorável em relação ao sol. Se não duram no máximo um ano ou menos. Isto se não der um temporal e rasgá-las e serem substituídas. Muito pouco é reciclado, sendo sua maioria lixo, um problema para a sociedade e futuras gerações. A iniciativa do prefeito de NH Tarcisio Zimmermann será discutida por representantes da sociedade e se tudo se encaminhar bem no início de 2010 o Vale do Sinos terá uma referência de legislação para regulamentar as publicidades na cidade de Novo Hamburgo.Um avanço do ponto de vista ambiental.

Marco Santos – Mikonga
Verde por Natureza

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PV de Campo Bom contribuiu para que todos tenham acesso a W Campo Bom internet gratuitamente

A candidatura de Mikonga e Lavarda do Partido Verde do RS desencadearam um debate sobre inclusão digital que previa internet gratuíta para população campobonense. A campanha dos verdes em 2008 gerou frutos, tanto que hoje a atual gestão do prefeito do PMDB implantou o projeto que prevê internet gratuita. Isto que em um debate para estudantes para estudantes das escolas; Tiradentes, Fernando Ferrari e Santa Teresinha no auditório da Igreja Evangélica. O Faisal atual prefeito disse ser impossível tal projeto de internet gratuita aos camponenses.
A proposta de inclusão digital e internet gratuita apresentada em material de divulgação e amplamente divulgada pelos verdes em seus panfletos, programas eleitorais de rádios, sites, e entrevistas ,inclusive apresentada para a Comissão da Festa do Sapato que registrou em vídeo, entre outros permitiram que a proposta fosse hoje uma realidade. Para Mikonga e Lavarda receber a notícia que este projeto de Inclusão Digital está sendo implantado em Campo Bom mostra o quão sintonizados com a necessidade da população estamos, pois vários são os bairros que não são assistidos por internet via cabo. A disponibilização da internet via rádio além de possibilitar conhecimento, educação para população é um fomentador de desenvolvimento social e econômico se bem utilizada esta ferramenta. No projeto original dos verdes várias seriam a utilização entre elas a marcação de consultas, pagamento de impostos, geração de emprego e renda. O W-Campo Bom será sem sombra de dúvidas importante para o desenvolvimento do Município de Campo Bom. O tratamento dos esgotos domésticos e industriais e uma melhor qualidade do sistema de saúde de Campo Bom é oque os verdes querem ver agora implementados. W É CAMPO BOM ONLINE COM VOCÊ
Campo Bom tem os olhos no futuro. Na comemoração do seu cinquentenário, a Admistração Municipal lança o W-Wireless, a internet sem fio com acesso grátis.
Campo Bom tem os olhos no futuro. Foi a primeira cidade da América Latina a ter uma ciclovia, a primeira do Brasil a exportar um par de calçado e a primeira da Região Sul a oferecer a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. O legal é que o logo de W-Campo Bom ficou em verde. A Administração Municipal quer uma cidade com uma completa e eficiente infraestrutura digital. Projetos como: Telecentro comunitário e implantação da telefonia VOIP, interligando as redes de educação e saúde iniciaram essa evolução. Agora, na comemoração do seu cinquentenário, a Administração lança o W-Wireless, a internet sem fio com acesso grátis. Com o W-Wireless, todos os campo-bonenses terão um mundo de informações e possibilidades, grátis.
A candidatura de Mikonga e Lavarda do Partido Verde do RS desencadearam um debate sobre inclusão digital que previa internet gratuíta para população campobonense. A campanha dos verdes em 2008 gerou frutos, tanto que hoje a atual gestão do prefeito do implantou o projeto que prevê internet gratuita. Isto que em um debate para estudantes para estudantes das escolas; Tiradentes, Fernando Ferrari e Santa Teresinha no auditório da Igreja Evangélica. O Faisal atual prefeito disse ser impossível tal projeto de internet gratuita aos camponenses.