sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Partido Verde do RS Cresce 1000%

A recente ebulição que passa o Partido Verde do RS é sem a menor dúvida resultado do crescimento de um partido que chama a atenção de fora para dentro, com o movimento de lideranças e alguns oportunistas que procuram um caminho curto para atingir seus objetivos eleitorais. A serenidade das lideranças do PV neste momento é estratégica para o PV não cair na vala comum.
Já de dentro para fora a sigla possui um conteúdo programático em sintonia com as necessidades humanas. As propostas de; política de preservação da natureza, combate a poluição, consumo racional enfim o desenvolvimento sustentável é consenso em qualquer conferência que são políticas para minimizar os efeitos do aquecimento global. Cada vez mais pessoas estão sofrendo as conseqüências climáticas na pele é começando a abrir os olhos para o tema.Por outro lado o PV do RS está se alinhando, suas lideranças estão se movendo e o movimento aquece as militâncias verdes. O aquecimento cresce 1000% .A hora dos verdes está chegando e a partir deste momento em diante a pré-candidata a presidente Marina Silva que sacudiu o PV, será sacudida com o crescimento das pesquisas de sua candidatura pelas bases do Partido Verde e os ambientalistas que estão organizados em todas as cidades do Brasil e tem uma característica comum não são volúveis a corruptibilidade de campanhas políticas tradicionais que imperam em anos eleitorais e estão pegando junto para levar Marina Silva para o segundo turno.

Marco Santos Mikonga

Verde por Natureza

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mikonga e Lavarda no Gaia Village


Depois de participar do Entrotro dos Verdes da região Sul do Brasil ( SP,PR,SC e RS) em Florianópolis SC e de uma reunião estressante fomos cuprir mais uma etapa de nossa agenda desta vez em Garopaba. A convite da ambientalista Livia Zimermann para I Encontro Eco-Holístico fomos conhecer o Gaia Village. Uma proposta seguramente das mais bonitas e transformadoras que pude presenciar em termos de sustentabilidade.O Gaia Village é um projeto de caráter privado com foco em sustentabilidade, que se desenvolve a partir de área pristina do município de Garopaba-SC. Ambiciona criar um exemplo de ambiente amigável para a interação entre a espécie humana e o todo - o Sistema Vivo - Gaia
Foram do professor José Lutzenberger, em 1997, as primeiras formulações para a concepção desse projeto que visa propor, planejar, implementar e demonstrar soluções ambientalmente responsáveis, em direção a um desenvolvimento sustentável.
Consubstanciado fisicamente na propriedade da família Werlang e de sua empresa G.A. Werlang - Gestão e Ambiente Ltda, localizada junto da Praia do Ouvidor, Praia da Barra e Lagoa da Garopaba, município de Garopaba, sul do estado de Santa Catarina
. http://www.gaia.org.br/

http://www.youtube.com/watch?v=dzsppiL9b6s

PV Nacional debate situação do PV RS


Direção do PV formou uma comissão nacional neste final de semana em Florianópolis para decidirem sobre reivindicação dos militantes e ativistas Verdes filiados ao PV/RS que pedem o afastamento do atual Presidente, Edison Pereira, do comando do PV .
O Partido Verde do Rio Grande do Sul está em um processo de re-estruturação e isto foi confirmado no Encontro dos Verdes da região Sul em Florianópolis/SC, onde se reuniram Verdes do RS, SC, PR e SP neste sábado (28/11). As situações nos Estados foram expostas, onde pode se observar que a situação é similiar a do RS em outros pontos da federação.
A maior queixa dos militantes ativistas é a falta de ações e diálogo com as bases do partido.
O Partido Verde do RS foi o que apresentou o tensionamento maior, segundo as informações enviadas pelos Verdes presentes ao evento, na praia do Morro das Pedras. Como forma de avaliar a "contenda" que já dura meses aqui no Estado, cada lado teve dois representantes se manifestando sobre o tema espinhento que fora colocado na pauta deste encontro, quando a disputa pelo comando do PV no RS está novamente na mão e sob decisão do Comando Nacional do Partido Verde.
Edison Pereira, ex-candidato a Vice de Jair Soares (PP) e depois a Vice de Luciana Genro (PSOL), com mais de seis anos comandando o PV/RS tem como seu maior adversário, Marco Santos, o Mikonga, presidente do PV de Campo Bom e ativista ambientalista Verde, que apresenta sua intenção de disputar a liderança do PV em nome da mudança e contando com o apoio dOs Verdes que defendem as decisões pela base do Partido Verde, e que se manifestaram através de duas cartas
(Carta de Gravataí) e Porto Alegre assinadas por dezenas de militantes importantes e de simpatizantes do PV/RS que pediram a saída da atual executiva e a apresentação de identidade própria aos gaúchos no pleito de 2010.