quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O dia mais quente de nossas vidas! Aquecimento Continental.


O que já estávamos sentindo na pele, acabo de ter a confirmação. Hoje foi o dia mais quente dos últimos 97 anos no Rio de Janeiro,segundo fontes oficiais que medem a temperatura, não não estou no Rio, mas em Imbituba SC a beira mar onde a temperatura costuma ser amena principalmente comparada a nossa Campo Bom no RS. Mas até aqui enfrentamos um calor escaldante. Estamos aqui, mas em constante contato com familiares em Campo Bom além de alertar meus familiares para se hidratarem, fico pensando nos idosos e pessoas sofrem por não terem condições ou até mesmo a informação para enfrentar este aquecimento. Pois é! Sou assim é da minha natureza, me martirizo, pois sabemos que apesar de estarmos desfrutando este dia em uma situação privilegiada todos sofreremos os efeitos deste aquecimento, que alguns ainda não acreditam ser global, mas como identificamos de Campo Bom RS ao Rio de Janeiro e considerando nosso país praticamente um continente, podemos então descartar os incrédulos e acreditar no aquecimento continental! 
Marco Santos Mikonga

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A seca e a água do Rio do Sinos Criativo.

Todo o verão vem a tona o nosso Rio dos Sinos. Os arrozeiros e a água desviada do rio para irrigar este alimento. A poluição! O desperdício! A morte dos peixes por falta de oxigênio na água. Então me parece que o curso das coisas será este mesmo o de sentir na própria carne para o povo ser criativo. Hoje ainda li uma frase que não me lembro ela no todo mas em síntese que a criatividade nasce no aperto. Bom... fiz uma pesquisa e resgatei a frase na íntegra "A mente usa a sua faculdade de criatividade apenas quando a experiência a obriga a fazê-lo." (Jules Henri Poincaré)
Então uma boa filosofia antes de opinar quanto a mirabolantes projetos que estão em pauta para solucionar a questão de abastecimento dos 1,7 milhão de habitantes banhados pelo saudoso Sinos. Então como acompanho o tema por boa parte de minha existência me atrevo dizer que uma represa para acondicionar água na parte alta do Rio do Sinos é perigoso, do ponto de vista ambiental e naturalmente pelos efeitos climáticos que não virão pois já estão aí.
Também por envolver recursos volumosos, que quando concentrados em uma grande obra saí é pelo ralo. Tá e a sugestão ?? Gente, não é mais cabível darmos descargas com água potável em residências e prédios públicos. Os recursos públicos devem ser investidos em cisternas ( utilizar água da chuva para este fim e demais onde não exigem água potável.)
Calcule que cada descarga utilize aproximadamente 5 litros um habitante efetuando duas descargas por dia ( 10 litros ) em um mês por baixo cada habitante economizará 300 litros, bom multiplicar por 1,7 milhão e depois se caso quiser podes pensar... quantos litros serão em um ano? Gente! No final das contas mais que a possível barragem que pretendem os tecnocratas de plantão. 
Imagine em uma crise de abastecimento a cisterna é a mais democrática das soluções é onde penso que deva ser investido os recursos públicos com incentivos e financiamentos.
Aliado a esta simples sugestão sugiro também colocar em todas as torneiras um redutor de vazão ( uma simples peça plástica que custa centavos ) reduz a vazão das torneiras em até 60%. Por mais campanha que se faça de utilização da água com responsabilidade as pessoas ainda deixam torneiras ligadas enquanto escovam os dentes, lavam louças, mãos e etc.Considere mais alguns litros eficientemente consumidos para contabilizarmos se faltar em alguma possível comparação a ideia questionável da represa na parte de cima do rio. 
Quanto a água para os arrozeiros, bom a utilização da água tem que ser democrática e concordo que monitorados pelos órgãos responsáveis seja consumida de forma responsável.
Informo que as ideias sugeridas já pratico em minha casa.Deixo minha homenagem ao Rio do Sinos criativo, com a frase de  Romain Rolland "Criar é matar a morte."

Marco Santos Mikonga
Dirigente do PV RS