sábado, 8 de fevereiro de 2014

O saber ancestral salva pelo conhecimento da Natureza.



sabedoria ancestral

Tribos indígenas salvos de tsunami graças a seu conhecimento da natureza

" Enquanto 150.000 pessoas chamadas de" civilizado " pereceram sem perceber o perigo que os aguardava , os nativos de uma mesma parte do mundo que são considerados " primitivo " porque viver na idade da pedra , sabiamente fugiram de suas casas em frente e afastou-se para a floresta para ficar a salvo dos efeitos do tsunami.
São as tribos Nicobarese , Onge , Kharwas , Grã Andamanese e sentinaleses datam cerca de 60.000 anos e são descendentes de pigmeus africanos .
Também considerado são os últimos representantes do período paleolítico , com exceção das Nicobarese viver sem qualquer contato com o mundo "civilizado" , devido a suas ilhas inacessíveis.
Coexistir em harmonia com a natureza , o respeito e são considerados parte , como pedras , água, céu , animais, pássaros, peixes , insetos, etc . Estudiosos dizem que estão em constante contato com o mundo físico eo mundo espiritual .
Estes sábios do dias antes do tsunami de 26 de dezembro , sentiu uma mudança na melodia dos pássaros, o som da água, a circulação de animais e peixes , um conhecimento que foi perdido em séculos de " civilização " e assim eles se mudaram todos os seus pertences para a segurança " [ revista de Nova York]

Na verdade, o tsunami ter sido pior do que os noticiários , especialmente para a tribo Nicobarese , que datam do período neolítico ( entre 5.000 e 7.000 anos) e 12 que vivem nas ilhas do arquipélago indiano. A agência de notícias indiana PTI disse que pelo menos 656 Nicobarese morreram no desastre e cerca de 3.000 destes aborígenes estão faltando. Enquanto este grupo tribal que consiste em cerca de 30.000 pessoas , perdeu tantos outros grupos muito menores , cuja sobrevivência pode ser afetada , como shompenes a única tribo mongolóide da região , que tem uma população de cerca de 200 pessoas , ou Kharwas que são cerca de 270 , ea tribo Onge , consistindo de apenas cerca de 100 pessoas , aparentemente, passou ileso do desastre . Essas tribos são mais arcaico , que datam do Paleolítico e Mesolítico alta , então eles têm um comprimento de entre 20 mil e 60 mil anos . A ASI ( Inspeção Antropológica Índia) tem trabalhado para avaliar os danos causados ​​a essas tribos , alguns deles hostis ao contato externo . O diretor Rao informou que " as áreas do Kharwas e Shompens estão intactos ", já que estas tribos habitam as florestas do interior, e manifestou preocupação com a situação de sentenaleses como as ondas gigantes fizeram danificou o reservas marinhas que servem esta subsistência da comunidade. "O surgimento de terra na Ilha Norte Sentenel não permite escolha sentenaleses recursos marítimos . Equipes de assistência tem de se concentrar sobre esse aspecto ", disse o diretor da ASI .
Na Tailândia, os nômades do mar sabiam também se salvaram graças a seus conhecimentos tradicionais enquanto perto deles, milhares de turistas morreram.
Nestes dois países , onde os índios sempre foram discriminados por serem "primitivo" é agora grande surpresa verifica-se que o conhecimento tradicional pode ser mais do que o " mundo moderno". De acordo com as informações da Sociedade para os Povos Ameaçados ( APA ) , o governo indiano espera para melhor proteger os moradores do litoral de quaisquer desastres naturais ou tsunamis aprendendo e estudando sistemas de alerta tradicionais dos povos indígenas. Também se espera a partir de agora levar a sério os povos indígenas e seu profundo conhecimento da natureza e que seus direitos sejam finalmente respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário